A catarata é uma doença oftalmológica que pode afetar pessoas de todas as idades, porém é mais comumente vista na senilidade, quando o cristalino, a lente natural dos nossos olhos, torna-se opaca. Um dos primeiros sintomas da catarata é o distúrbio na visão de cores, depois a própria capacidade visual fica diminuída, levando em situações avançadas até a cegueira. Cegueira essa reversível, através da cirurgia de catarata.

O único tratamento disponível até a presente data é a  Cirurgia de Catarata que consiste na remoção  do cristalino opaco. Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intra-ocular (LIO) dobrável através de uma microincisão realizada na córnea. A escolha adequada da LIO (Lente Intraocular) é de suma importância para satisfação pós-operatória do paciente. A decisão sobre o tipo de LIO a ser utilizada depende dos resultados dos exames pré-operatórios aliado a expectativa do paciente e sua necessidade.

No pré-operatório são realizados diversos exames que visam determinar a existência de outras patologias oculares assim como avaliar a LIO ideal a ser implantada em cada caso.

É importante ressaltar que 70% da nossa relação com o mundo se dá através do sentido da visão. Portanto, não enxergar bem, inevitavelmente, leva a uma vida incapacitante, acarretando consequências sociais, psicológicas e econômicas para o indivíduo e a sociedade. Então, realizar uma cirurgia de catarata é a possibilidade de se restaurar sua visão e melhora sua qualidade de vida.