O estrabismo ou desvio dos olhos requer correção cirúrgica em alguns casos.

Quando surge na infância, o estrabismo requer tratamento precoce para evitar a falha no desenvolvimento visual, chamada de olho preguiçoso. O tratamento inclui uso de oclusão visual (tampão), uso de óculos ou cirurgia. A cirurgia pode ser indicada precocemente em alguns casos, como por exemplo, antes do primeiro ano de vida. Em outros casos, aguarda-se um momento mais oportuno para operar.

No adulto, a cirurgia alivia a visão dupla, que costuma aparecer nos estrabismos recém instalados. E tem grande importância estética, resgatando a autoestima dos pacientes, que comumente nos contam histórias de bullying desde a infância pelo olho torto.

O procedimento cirúrgico geralmente é realizado sob sedação, sendo de rápida duração e bom resultado. Não ocorre mudança na acuidade visual ou no grau do paciente. A correção é realizada na posição de um ou de ambos os olhos, agindo sobre os músculos extraoculares. Ao final da cirurgia o paciente vai embora com curativo ocular, que pode ser removido após algumas horas da cirurgia.