Exame muito importante para o diagnóstico das doenças da retina, através desse exame podemos detectar alterações nos vasos retinianos, na estrutura da retina e no nervo óptico. O exame é realizado com a pupila dilatada e antes do início é realizado a infusão venosa de um contraste chamado Fluoresceína, através desse contraste podemos visualizar melhor os vasos e a retina mesmo nas fases iniciais das doenças.
Este exame é solicitado principalmente em paciente com suspeita de retinopatia diabética em que podemos detectar hemorragias, exsudatos e edemas. Outras doenças em que o exame pode auxiliar no diagnóstico são as oclusões vasculares e a Degeneração Macular relacionada a idade (DMRI).
Em virtude da utilização do contraste o paciente é orientado a tomar anti-histamínico 1 dia antes do procedimento para minimizar os efeitos colaterais os quais ocorrem de forma rara. Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, prurido e rash cutâneo. Após o exame o paciente fica com a pele e a urina bem amareladas, mas se normaliza em poucas horas. Efeitos mais graves como choque anafilático são muito raros.
Algumas doenças oculares como catarata e hemorragias podem interferir na qualidade do exame, nesses casos pode se optar por realizá-lo após a resolução dessas patologias.
Na CGV realizamos esse exame com um aparelho moderno da marca Topcom o qual nos fornece imagens de excelente qualidade facilitando assim o diagnóstico das diversas doenças retinianas.