Exame utilizado para medir o comprimento axial do olho. Este dado é de suma importância para o correto cálculo da lente intra-ocular. Existem dois tipos de Biometria ocular: óptica e ultrassônica.
A biometria ultrassônica foi o primeiro método utilizado e ainda é o único disponível em muitos centros de oftalmologia, considerado um método seguro e de boa confiabilidade. Maior vantagem dessa técnica é que pode ser realizada em cataratas muito densas ou nos pacientes que apresentam opacidades de meios tais como hemorragia vítrea.
A biometria óptica ou por interferometria apresenta maior precisão nos dados e surgiu como forma de determinar de forma mais confiável a lente intra-ocular ideal para cada paciente. Nos dias atuais os pacientes submetidos a cirurgia de catarata buscam cada vez mais a independência no uso dos óculos. Hoje com o avanço das lentes intra-oculares e da biometria ocular isso já é possível.
Os biômetros ópticos além de determinar o comprimento axial também avaliam vários outros dados como a curvatura corneana, tamanho da córnea e profundidade da câmara anterior. Desta forma conseguimos com um único aparelho determinar a medida da lente intra-ocular do paciente.
Exame indolor realizado sem a necessidade de dilatação e tem duração de poucos minutos.