Tracoma é uma doença inflamatória, uma conjuntivite causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que afeta a região da conjuntiva e córnea. Os principais sintomas do tracoma são coceira, sensação de corpo estranho nos olhos, ardor, vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e secreção nos olhos.
As infecções se repetem ao longo do tempo e podem provocar danos em partes da estrutura ocular que, se não tratados, podem avançar para úlceras na córnea e causar até a cegueira.
O tracoma pode apresentar até cinco formas clínicas:
- Duas formas transmissíveis, ativas (Tracoma Inflamatório Folicular – TF e Tracoma Inflamatório Intenso – TI);
- Três formas não transmissíveis (Tracoma Cicatricial – TS, Triquíase Tracomatosa – TT e Opacificação Corneana – CO) – formas sequelares, consequência de processos repetidos de infecção e cicatrização.
Ao serem observados os sintomas, procure um oftalmologista para que seja dado diagnóstico e tratamento precisos. Além disso, é importante também obedecer o tempo de quarentena (período entre o momento da infecção e o surgimento dos sintomas) que dura entorno de 5 a 12 dias. Inicialmente a infecção pode se apresentar apenas como uma inflamação que afeta ambos os olhos.⠀⠀⠀
A transmissão pode ocorrer por contato direto de pessoa a pessoa, ou indireto por meio de objetos contaminados. As moscas também podem contribuir para a disseminação da doença, por transmissão mecânica.
A higiene ocular é sempre a melhor opção para prevenir o Tracoma.