Você sabia que alguns sintomas oculares podem ser sinal de que há algo de errado com o coração? Muitas vezes a visão dá os primeiros sinais de algum acometimento à saúde.
Os olhos dizem muito do que nosso organismo está sentindo. Por serem muito complexos e delicados, servem de parâmetro para dizer como anda a nossa saúde em geral.
Compostos por diversas estruturas, os olhos exercem funções que possibilitam enxergar e são uma região do corpo bastante vascularizada. É justamente por essa formação que eles podem sinalizar desde doenças mais simples até problemas graves. Todos os sintomas devem ser avaliados por um oftalmologista para identificar o que está ocorrendo e encaminhar o paciente ao especialista certo.
Nem sempre incômodos como visão embaçada, vermelhidão ou desconforto visual estão diretamente relacionados a problemas nos olhos. Felizmente, hoje dispomos de exames oftalmológicos que podem apontar para possíveis doenças sistêmicas e detectar se o paciente tem problemas no coração e, inclusive, diagnosticar outras doenças assintomáticas.
O mapeamento da retina é um deles.
Existe um ditado que diz: nossos olhos são a janela aberta do corpo humano. Uma consulta de rotina pode ajudar você a descobrir outros problemas que, se tratados em estágio inicial, podem ser controlados e curados.