A tatuagem do globo ocular, tem se tornado uma tendência nos dias de hoje e trata-se de uma técnica que consiste na injeção de tinta na parte branca do olho. Contudo, o procedimento tem preocupado oftalmologistas pois o tipo de tatuagem causa bastante riscos para a saúde, já que a área ocular tatuada é constituída por tecidos sensíveis.
Por conter diferentes tipos de químicos, a tinta injetada apresenta uma elevada probabilidade de causar irritação das estruturas internas do olho, podendo resultar em várias consequências graves, como:
– Visão embaçada permanente;
– Sensibilidade excessiva à luz;
– Dor de cabeça constante;
– Sensação frequente de poeira no olho.
Além disso, a agulha na conjuntiva ocular, pode quebrar a barreira protetora do olho e, por isso, fica mais fácil para que vários tipos de micro-organismos consigam entrar nas camadas internas, o que acaba provocando infecções graves. Dependendo do tipo e do grau da infecção, a pessoa afetada pode desenvolver cegueira definitiva.
A tatuagem ocular está contraindicada pela maioria dos oftalmologistas, incluindo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Contudo, existem maneiras mais seguras de ter uma qualidade ocular e ter um efeito estético diferenciado com o uso de lentes, como:
Lentes de contato coloridas: estas lentes apenas cobrem a íris e, por isso, ajudam a alterar a cor da região central do olho.
Lentes esclerais coloridas: são maiores que as lentes de contato normais e cobrem todo o olho, criando um efeito semelhante ao da tatuagem, mas de forma segura e temporária.