Essa época agora tá um calor, não é? Pois é, o calor também afeta o bom funcionamento do olho e, em casos extremos, pode causar dificuldade de concentração, fotofobia, irritação e visão embaçada.
A falta de lágrima também pode causar queratites, alergia ocular e conjuntivite, isto porque a lágrima tem a função de proteger as zonas mais externas do olho, córnea e conjuntiva.
Mas não só o calor produz secura ocular. Como resultado das altas temperaturas, usamos em demasia o ar condicionado e os ventiladores, o que acelera a evaporação das lágrimas. Esta situação ainda mais se agrava se trabalhar olhando para o computador por longo tempo.
Como podemos evitar a secura ocular?
As recomendações são aquelas que todos nós já sabemos, mas é sempre bom nos lembrarmos delas. É importante usar óculos de sol contra radiação UVA e UVB quando estiver ao ar livre, pois ajudam a reduzir a evaporação da lágrima e evitam o contacto dos olhos com alérgenos potenciais.
No seu local de trabalho, se passa muitas horas em frente ao computador e com o ar condicionado ligado, deve tentar aumentar a frequência do pestanejar. Também é aconselhável usar lágrimas artificiais sem conservantes e em monodoses, que ajudam a hidratar o olho.